DOM

Dom

Que curvas te fizeram seguir em frente
Enquanto todos partiam e voltavam
Sempre ao mesmo lugar?

Que mergulho te fez desamarrar o próprio peso
Enquanto todos os navios afundavam
Em águas tão rasas?

Que pulmão te fez acreditar na travessia?
Que beleza manteve os teus olhos abertos?
Que verdade sustentou a tua visão?

Desconfio que tenhas o dom
De respirar o mar
Em teu coração.

 

~ por jeronimooo em janeiro 29, 2013.

3 Respostas to “DOM”

  1. Quando me pediste
    Para transformar tudo o que vistes
    Em verdade…
    Quando você me rogou,
    Que todas as suas
    Capacidades fossem divinas…
    Quando você,
    Em dúvida,
    Me pediu provas
    De que a minha certeza fosse mais do que uma ilusão…
    Eu só pude dizer o que estava a minha frente…
    Já está…
    Pronto você sempre esteve…
    Sempre é e nunca deixará de ser.
    O meu dom sempre foi um segredo de criança,
    Todos o tem… é como ter nariz, pernas, braços, cabeça, unha e dedo… coração…ação… mas como se ver na escuridão?
    Quando pediste então que transformasse tudo o que vês em verdade, eu – como em uma bricandeira infantil, sincera e mágica – disse… seu desejo foi satisfeito!
    Pronto já está!

  2. k – anonimamente – disse…

    • Certa vez, Huang Shan-ku perguntou ao mestre Hui-t’ang:
      “Por favor, Mestre, diga-me qual é o significado oculto do Buddhismo?”
      O Mestre replicou:
      “Kung-Tzu (Confúcio) disse: ‘Pensais que estou escondendo coisas, ó meus discípulos? Na verdade, não escondo nada de vocês’. O Zen também não tem nada de oculto. A Verdade já está revelada.”
      “Não enten…!” estava dizendo o homem. Mas o mestre fez um gesto de silêncio e disse:
      “Não digas nada!”
      Huang Shan-ku ficou confuso. O Mestre então ergueu-se e convidou-o a seguí-lo até o sopé de uma montanha. Eles caminharam em silêncio. Lá chegando, o Mestre perguntou:
      “Sentes o suave aroma dos ciprestes?”
      “Sim,” disse o outro.
      “Como vês, também eu não escondo nada de ti.”

Deixe um comentário

 
