A VOZ DA ESTRADA

 

Acorrentaram as pernas da estrada
E violentaram-na com fatalismos 
Itinerários pré programados
Destinos irreversíveis
Viajar tornou-se um corpo sem vida
Pois eles não acimentaram apenas os caminhos
Também a alma do homem foi pavimentada
Engessaram os nossos instintos
Engessaram a nossa curiosidade e o nosso assombro
E construíram cidades aonde o homem caiu de joelhos
E cada cidade tornou-se um monumento ao cansaço
Um imenso mausoléu para nós que já nascemos mortos
Mas de tempos em tempos a voz da estrada escapa
E eleva o seu chamado acima de todas as placas e avisos
Não como um grito mas como um arrepio
Sim, ela me chama agora mesmo enquanto escrevo
Ouço a sua voz queimando mapas no horizonte
Ouço a sua voz sussurrando trilhas no acostamento
E ela diz, com a boca repleta de ventanias:
“Eu chamo todos vocês que se perderam
Eu convoco cada desassossegado dessa trama
Todos os que sonham mais com os pés do que com a mente
Todos os que falam mais com os passos do que com a boca
Sejam a minha voz e abram caminho para fora de vocês
Sejam o meu coração e abram caminho para dentro do mundo
Sejam a minha busca e abram caminho para outros mundos
Sejam a estrada, meus queridos filhos
Sejam a estrada.”

 

~ por jeronimooo em março 17, 2011.

2 Respostas to “A VOZ DA ESTRADA”

  1. Eu que queria acordar a voz da estrada
    tambem pareço ter acordado a noz
    que causa o medo em minha manada….
    Minha alma foi pavimentada com cobre
    para ser ornamentada pelo Espirito que por ela corre…
    mas eu que fiz de minha inteligencia
    um caminho para o amor
    tambem fiz de meu corpo
    um fim para a existencia da dor….
    esperando na flor-de-lis uma esperança verde,
    o caminho de uma revolução tacita e renitente
    se nascemos mortos morreremos vivos
    se a cidade se cansou então que nasça
    O verde musgo no arvoredos outrora lividos…
    se a cruzada foi perdida
    que cada homem faça-se o muslim de sua propria sina,
    qual helena é Israfil que faz e desfaz essa trama/senda
    e por fim eu serei a voz
    que me acorda em cada nó desta sutil renda!

  2. Nossa, são sempre tão interessantes suas postagens. Eu me envolvo totalmente. Belíssimo.

Deixe um comentário

 
